Locais de interesse
Regulamentos
Heráldica
Rua Dr. Silva Peneda pavimentada

A rua Dr. Silva Peneda ganhou um novo pavimento, colocando um ponto final nas obras da zona envolvente ao parque de lazer. O presidente Belarmino Silvestre Pinto recorda o que levou a Junta a avançar para a intervenção no local: “é uma zona onde antigamente depositavam-se os cereais e fazia-se as debulhas. Isso deixou de se fazer e criou-se um espaço onde as pessoas jogavam futebol. A população começou a diminuir, deixou de haver jogos de futebol e ninguém utilizava o espaço, estava a ficar mal aqui no centro da freguesia, surgiu a ideia de propormos à Câmara a criação de um espaço de lazer, com um polidesportivo. Também tem um parque infantil e uma nora”.

A nora tem o valor acrescentado de prolongar a memória da tradição agrícola: “eu e os colegas que me acompanham tivemos sempre a ideia de, ao avançarmos com esta obra, pormos ali uma nora, que era uma ferramenta importante e em Urrós havia algumas. Era muito prático e as pessoas antigas usavam muito isso. Conseguimos arranjar uma nora que é capaz de ter 70 ou 80 anos e pusemos ali para as pessoas poderem recordar de como antigamente, quando não existiam motores, as pessoas tratavam das hortas”.

“Só o equipamento para o parque infantil rondou os 5.000 euros, mas não estava em projecto, foi a própria Junta de Freguesia que o suportou. Chegámos a acordo com a Câmara para enquadrar um pequeno espaço dentro do projecto para a implementação desse espaço infantil”, acrescenta Belarmino Silvestre Pinto.

Energica, Lda